+351 933 931 061

info@smiley.pt

Cultivo em vasos

2023-09-04

Cultivados no mundo inteiro, os cactos e as suculentas são usados como ornamento em vasos ou em jardins decorativos. É importante lembrar que estas plantas preferem ambientes abertos e com muito sol, e não suportam excesso de humidade. Quem deseja cultivar cactos e suculentas deve estar ciente destas informações.

Existem já substratos específicos para cactos à venda, mas como o seu custo é mais elevado que o substrato normal, dependendo da quantidade de plantas que têm, podem optar por criar o vosso próprio substrato para cactos e suculentas. 

Um bom substrato é essencial podendo ser composto da seguinte maneira: 50% de areia lavada de rio, 50% de terra vegetal de compra com casca de pinheiro moída. Pode ser acrescentado o húmus de minhoca na proporção de um terço do volume de terra vegetal. A perlite também é uma opção a ser usada com o substrato, mas nesse caso aconselho a que não seja usada a areia, ou o seu substrato ficará demasiado drenante, o que fará com que tenha de regar mais vezes. 

Os espécimes jovens não devem ser expostos diretamente ao sol o dia inteiro, precisando apenas de luminosidade intensa. O ideal é ir adaptando a sua planta ao sol aos poucos.

 A rega não deve ser excessiva, pois pode apodrecer o seu cacto ou suculenta.

Tags: #cactos #suculentas #cactosesuculentas #vasos #plantação #jardinsdecorativos #decoração

« Voltar