+351 933 931 061

info@smiley.pt

Como fazer as Suculentas e Cactos florirem

2023-09-04

Quando chega a Primavera, as espécies de suculentas e cactos voltam a crescer, pois no inverno a maioria fica em estado de dormência, ou seja, não crescem ou crescem muito lentamente. Algumas espécies florescem no inverno, mas com o calor da primavera e do verão temos muito mais espécies que florescem. O essencial para florescerem:

1. Sol - Para as suculentas e cactos florirem é essencial que recebam algumas horas diárias de sol. Sem o sol dificilmente florescem. Algumas espécies como as Echeverias precisam de pelo menos 4 a 6 horas diárias de sol.

2. Substrato de qualidade - As suculentas e cactos como são nativas de locais áridos e semiáridos estão acostumadas com um solo pobre arenoso, e não são muito exigentes quanto ao solo. Porém quando plantadas em vasos podemos ajudá-las com um substrato rico em nutrientes para florirem. De compra ou feito por si, deve ter uma textura leve para favorecer a drenagem da água.

3. Fertilização - Na metade da primavera podemos fazer uma fertilização nos vasos de suculentas e cactos, e duas vezes no verão. No outono e inverno não é indicado (a não ser para as espécies que tenham essas estações como período de crescimento), mas para a grande maioria as estações indicadas são na primavera e verão. Existem fertilizantes próprios para suculentas ou cactos, em líquido ou granulado. Se o substrato é novo, ou seja, foi trocado a menos de 1 ano não há necessidade de fertilizar os vasos. As suculentas e cactos não requerem fertilizações quinzenais ou mensais.

As flores são isoladas, em geral muito grandes, radialmente simétricas e hermafroditas. Abrem tanto durante o dia como também durante a noite, dependendo da espécie. Todas as espécies de cactos florescem, porém existem alguns tipos que somente irão florescer após 80 anos de idade ou atingir altura superior a dois metros. E alguns após a sua floração morrem.

Tags: #cactos #suculentas #cactosesuculentas #jardinsdecorativos #fertilização #flor

« Voltar